quinta-feira, 11 de março de 2010

Saudações de St. Charles!


Boa Tarde Pessoal!!!

Resolvi criar a versão em português do blog que eu escrevo aqui nos E.U.A. Escrever é minha paixão, por isso resolvi fazer meu mestrado, com ênfase em jornalismo, nesse país que eu sempre admirei.

Esta é a minha sétima semana em St. Charles, MO desde a pausa para as festas de final de ano, e meu segundo semestre nos Estados Unidos. Eu realmente estou começando a curtir a vida por aqui, estudar e morar fora tem se transformado em algo incrível pra mim.

Primeiramente, consegui meu quarto individual, o que parece pouco mas é incrível. Já dividi quarto e, de vez em quando, as diferenças atrapalham a convivência. Agora que eu tenho meu espaço, e minha individualidade está restaurada, me sinto mais segura e confiante. Não que eu não curtia a minha "roommate", o que no caso era muito companheira, mas sempre é bom colocar suas coisinhas da forma como quer, e não ter que se preocupar com o que vão pensar e dizer. Meu alojamento ou dormitório estudantil é muito acolhedor, bom as americanas que vivem aqui realmente me surpreenderam de forma muito positiva. Estou situada no meio do campus, ou seja, pertinho de tudo e de todos. Vou a pé de um lugar para outro, como minha cidade é bem pequena, transporte público é lenda. A maioria dos alunos aqui têm seu próprio carro, em geral usado,o que é muito barato comparado aos carros brasileiros.

Outro fator importante é que estou mais confiante e "ajustada" à nova língua. Você consegue perceber isso depois que diminui os gestos e mímicas, UMMMMMs... e UMMMMMMs quando se comunica com as pessoas. Meu Inglês tem mostrado sinais de melhora e com menos sotaque. Estou chegando num ponto que esqueço que tenho outro idioma, e constantemente intercalo um "inglezinho" no meio de minhas conversas com amigos brasileiros. E quando o sistema é reverso, que insiro um "portuguezinho" na conversa, me desculpo e pergunto a melhor forma de se dizer tal termo. Eu estou aprendendo a lidar com o medo e a vergonha, pois o objetivo maior aqui é aprender.

Finalmente, eu estou mais adapatada a este estilo de vida e cultura; morando longe de casa, família, namorado e amigos. Antes de vir, esse foi um fator que me assustava terrívelmente. Não me imaginava sozinha, pois sou muito "família e caseira". E foi com algum sofrimento, apoio de todas as partes e, mais do que tudo, em Deus e na minha religião, que eu estou conseguindo vencer essa batalha. Eu preciso pensar no que esse passo na minha vida pode me trazer no futuro. Já dizia o poeta Fernando Pessoa "Tudo vale a pena se a alma não é pequena" e eu sei que vai valer. Além do mais, o sofrimento que eu tenho é diminuído com a ajuda da querida internet e de alguns programinhas de conversação, que me permitem manter o contato diário com meus familiares e namorado. Computador + Internet= Contato físico com a família sem as mãos.

Entretanto, nem tudo são flores. Eu continuo na batalha diária com a comida americana. Bom, na verdade, eu não chamaria "fast food" de comida. Contudo, é o que se serve na cafeteria da faculdade. E antes que digam que eu como em um lugar que serve café, o que não é o caso, cafeteria é o nome do restaurante estudantil. Cada refeição aqui eu amo mais e mais a comida da minha mãe. Aqui na cafeteria da faculdade é preciso usar de muita creatividade e intercalar as "tantas" opções que temos. Depois do primeiro semestre, que a novidade alimentícia ja passou, começa a ficar difícil de variar o cardápio. Com sinceridade, eu já nem me incomodo mais, pois a correria entre as aulas faz com que a gente coma ainda mais rápido, e nem repare no alimento digerido.

A solução é manter-se focada no alvo: APRENDIZAGEM!!! Estudar aqui foi uma opção que eu escolhi e agora faz parte da minha vida. Em um ano estarei com meu diploma nas mãos, se Deus quiser!!!

CARPE DIEM

Volto em breve...
TFreitas

6 comentários:

  1. Irmã querida,fiquei muito feliz ao ler esse seu "pequeno" diário.Estou percebendo a grande mudança que está acontecendo em sua vida,não só em sua vida,mas na forma que está escrevendo.

    Bom,adorei seu blog portugues haha acho que era isso o que estava faltando pra eu vir aqui todos os dias.
    Beijao irmã.
    saudades imensa.

    ResponderExcluir
  2. Amigaaaaaaaaaaaaa, saudades demais
    Ve se se cuida querida... adorei as dicas...
    Bju, fica com Deus e até breve!!!

    ResponderExcluir
  3. Tamirinhaaaaaaaaaaaaaaaaa... que legalll... hihihi... adorei suas dicas... seu blog... está escrevendo super bem!! Saudadess suass!!
    Fica com Deus se cuida... saiba que nunca me esqueço de ti!
    Beijoo

    ResponderExcluir
  4. que bom que tem gente lendo..kkkkkkkk vou postar mais..valeu pela força..bjooooo saudadeeeeee

    ResponderExcluir
  5. Tamarinha....
    Adorei seu Blog, estava querendo ir p NY em Julho... Vc estará ai?

    Saudadesss Animalllllll

    B-jos

    ResponderExcluir
  6. Olaaaaaaaaaa, nananinanão..volto pro Brasil em maio..depois estarei aqui só em agosto de novo...vai ficar qto tempo em NY? pq se pá da tempo hein....heheheh...bjooooooo
    saudadeeeeee

    ResponderExcluir